Artigos

Dessa vez vou contar um causo. Sei que vai parecer estória prá boi dormir. Mas, acreditem, esse relato, aparentemente fantástico, tem um pé e meio da realidade.

Não é que caminhando em um ambiente Pontifício, viro no corredor à direita e cham … dou de cara com o Diabo!

Confesso que me assustei, afinal ali é um lugar cristão. Mas logo pensei: capetas e deuses frequentam os mesmos espaços, sempre brigando, na disputa de corações, mentes e almas.

Olhei o capeta de frente, sem medo. Foi tão repentinamente que percebi o que o Tinhoso tremeu. Olhos nos olhos. Vi seu rosto envelhecido e cansado, afinal ele tem trabalhado muito nessa última década, criando calamidades aqui, catástrofes ali, elegendo presidentes cretinos, dando golpes de Estado, apoiando golpistas vampirões neoliberalistas e, assim por diante.

Na visão de sua cara de diabo velho, o ressentimento. Bom, devo dizer que não foi esse meu primeiro encontro com o Dito-Cujo. Na verdade, até convivemos nos mesmos ambientes … e por um tempo, apesar da tensão permanente, nos aturamos com certa civilidade. Mas, como não poderia deixar de ser, um dia veio o confronto. O Maligno me atacou pelas costas. Me injuriou o que pôde; fez fofocas e um feitiço para eu perder o emprego.  

Dei o troco imediato e de frente e o Diabo velho não se saiu bem da peleja. O Capeta saiu todo arrebentado e pior, ficou mal afamado e desacreditado, até mesmo no inferno.

Mas, como dizia minha velha mãe, “galo que está de bobeira, acaba virando canja” e, para não ficar dando sopa, virei pro capetinha ajudante que estava ao meu lado e falei: “acho que entrei no antro errado”.

Sartei de banda a caí no mundo…. e, por via das dúvidas, para não dar mole, achei melhor recitar o esconjuro calabrês que aprendi de pequeno com minha Nonna Isabella:

“In nome di lu patri, di lu figghiu e di lu spiritu santu […] Fora malocchio intra Maria, fora malocchio intra Maria, fora malocchio intra Maria, fora malocchio intra Maria.”

(Em nome do pai, do filho e do espírito danto […] Fora mau olhado, entra Maria, fora mau olhado, entra Maria)