O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) promoveu, nestas quinta (14) e sexta-feira (15), o III Encontro de Delegadas e Delegados Sindicais da entidade. O evento, realizado na sede do sindicato, contou com uma palestra do especialista em política e representação e analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), André Luis dos Santos. O tema abordado foi “Análise de Conjuntura: como se faz e por quê?”.
Crise e sindicalismo
Em vários momentos o que era para ser uma explanação se transformou em uma troca de ideias entre os delegados e o facilitador. O debate foi intenso, porém equilibrado. Na quinta-feira André Luís Santos definiu o que é a análise de conjuntura, quais elementos são necessários para fazê-la. Também falou sobre a crise política e contextualizou a situação do movimento sindical nesse cenário. “A vontade de desmobilização da força de resistência trabalhadora é monstruosa. Por conta das mobilizações pró-governo, organizada por entidades sindicais, só essa semana surgiram [na Câmara dos deputados] três projetos importantes com o objetivo de intimidar ou até mesmo acabar com os sindicatos”, afirmou Santos.

Repercussão
Ao longo do encontro boa parte das delegadas e delegados presentes se mostraram satisfeitos com a análise feita pelo palestrante. “A palestra está excelente e nos dá um panorama profundo de como está a situação dos sindicatos hoje e de como fortalecê-los”, elogiou Cleide Gaspar, da comarca de Lauro de Freitas. “O curso é altamente didático e nos dá noção da conjuntura econômica e política. Isso nos dá instrução para que a gente possa conseguir melhoras para os trabalhadores do Tribunal de Justiça”, avaliou Álvaro Boaventura, da comarca de Guanambi.

Reunião
Após o encerramento do segundo dia de palestra houve uma reunião entre as delegadas e os delegados e a coordenação do sindicato. Durante a conversa foram discutidas demandas dos líderes em relação à entidade.
